Em projetos de construção civil há o envolvimento de profissionais de variados campos de atuação e diferentes níveis de escolaridade. Desta forma, a comunicação se torna uma ferramenta fundamental em todas as fases. Para melhorar a eficiência, a indústria da construção civil tem buscado fazer uso das técnicas da gestão da comunicação.
O processo da comunicação é importante pois treina, coordena, aconselha, avalia e supervisiona todas as atividades, além de coletar informações para o projeto e, depois, as utiliza na etapa da execução da obra.
É a cadeia de entendimento, da perfeita comunicação e da qualidade do conteúdo que integra as equipes de uma operação de projeto e execução. A comunicação dentro da cadeia hierárquica deve fluir nos sentidos vertical e horizontal e, portanto, auxilia que cada membro da equipe compreenda o seu papel e a quem reportar em caso de necessidade. Representa, também, um processo que facilita e padroniza as informações e a forma como estas são passadas, de maneira a mitigar problemas como os listados abaixo:
1. Equívocos de projeto por falta de compatibilização;
2. Remessa de projetos para a obra sem as devidas aprovações legais;
3. Equívocos em trabalhos durante a execução;
4. Comprometimento de cronograma de entregas;
5. Estresse nas relações entre os profissionais envolvidos;
6. Desperdício de recursos financeiros;
7. Paralizações indevidas nos projetos e na execução.
Além dos problemas mais comuns, como os apontados acima, a falta de gerenciamento da comunicação pode gerar inúmeros problemas ao longo dos processos que compreendem a construção de uma edificação, até mesmo comprometer o orçamento financeiro e o próprio cronograma do projeto.