Postado por
ARTIGOS

 

Com a exigência por obras cada vez maiores e complexas, realizadas em prazos curtos, as construtoras, empreiteiras e demais empresas do setor da construção buscam identificar, ainda na fase de planejamento, todos os potenciais riscos e antecipar soluções que permitam o menor impacto possível ao projeto.

Com a Gestão de Riscos na construção civil, torna-se possível identificar com antecedência essas situações, tornando o encarregado e o gestor da obra capacitados a tomar decisões favoráveis evitando o comprometimento do sucesso do projeto. É indispensável que as empresas do setor saibam lidar com imprevistos que possam gerar atrasos no prazo de entrega ou mesmo a elevação de custos, duas situações muito desfavoráveis para qualquer construção.

A Gestão de Riscos na construção civil tem o papel de identificar as ameaças que possam causar danos ou prejuízos à empresa. Isso é feito através de uma análise física do ambiente. Os riscos são classificados por grupos e cores, como por exemplo:

Físicos (Grupo 1, verde) — fazem parte dessa classificação os fatores aos quais os colaboradores estão sujeitos. Entre eles estão a temperatura, os ruídos e a umidade;
Químicos (Grupo 2, vermelho) — agentes que podem ser inalados, como vapores e poeira;
Biológicos (Grupo 3, marrom) — entre os agentes desse grupo, podemos citar fungos bactérias e parasitas;
Ergonômicos (Grupo 4, amarelo) — são situações que podem causar desconforto ou mesmo o surgimento de doenças laborais. A repetitividade e o levantamento inadequado de peso são bons exemplos;
De acidentes (Grupo 5, azul) — são fatores que podem afetar a integridade física do trabalhador. A negligência quanto ao uso de EPIs e a falta de atenção são exemplos das causas.
Vale lembrar que essa classificação é padronizada, de forma que qualquer empresa possa utilizá-la, facilitando a identificação dos riscos e evitando erros.

A melhor forma de minimizar a maioria dos potenciais riscos na construção civil é seguir a risca as normas regulamentadoras, as chamadas NR´s.