O ambiente de trabalho da construção civil é repleto de situações de risco por conta da natureza das atividades desenvolvidas.
Manter um ambiente favorável com qualidade de vida e confiança entre os colaboradores são algumas das missões do RH na construção civil. Com papel amplo, podemos destacar sua relevância nas funções:
- Prover a segurança dos colaboradores.
- Formar boa equipe multidisciplinar.
- Orientar a capacitação e aprimoramento das equipes.
- Cuidar da atualização permanente da equipe diante das novas técnicas construtivas.
- Gerenciar a comunicação interna e o diálogo entre colaboradores, gestores e empresa.
- Reter talentos.
- Reduzir a rotatividade.
- Cuidar do cumprimento da legislação trabalhista e das demais questões legais.
- Gerenciar os colaboradores terceirizados.
- Os processos de gestão vêm sendo cada vez mais facilitados pela tecnologia. A gestão de pessoas não foge à regra e vê surgir o que se conhece atualmente por recursos humanos 4.0.
Os avanços obtidos com a digitalização dos processos da gestão de recursos humanos, motivados pela revolução trazida pela Indústria 4.0, aprimoram sua capacidade de monitoramento, análise, controle e gestão de pessoas.