Postado por
ARTIGOS

Você já pensou em melhorar o ambiente da sua escola?  É muito provável que sim. Afinal, é sabido que um espaço adequado, acolhedor e acessível a todos favorece a atuação de educadores e facilita o aprendizado dos estudantes. Entretanto, antes de começar qualquer mudança, é necessário estar atento ao projeto arquitetônico. Ele terá muita influência sobre o ambiente e, portanto, deve ser desenvolvido por profissionais e empresas qualificadas. No mês em que se comemora o Dia da Escola (15 de Março) trazemos algumas ideias sobre esse tema relevante.

Segundo especialistas, o papel do arquiteto na construção ou reforma do ambiente escolar deve ser o de proporcionar as condições necessárias para que o espaço se torne um lugar de trocas de conhecimento e participação da comunidade escolar. A interação entre alunos, professores e demais funcionários deve ser considerada. Esses aspectos têm impacto sobre a qualidade do ensino.

O tema foi alvo de um estudo do Royal Institute of British Architects (RIBA). Em 2017, a pesquisa intitulada “Better Spaces for Learning”  (Espaços Melhores para Aprender, em tradução livre) ressaltou o uso do design de qualidade na construção ou reforma de escolas como forma de torná-las mais acolhedoras.

De acordo com o levantamento, 93% dos professores ouvidos consideraram a arquitetura escolar importante para “a construção de um ambiente de aprendizado efetivo”. Ainda segundo o estudo, quem trabalha em escolas bem projetadas, como professores, pedagogos e funcionários da administração, produz cerca de 15% mais do que profissionais que atuam em ambientes não adequados.

Mas, o que observar em um projeto arquitetônico ideal para escolas?

É claro que o trabalho começa considerando o planejamento pedagógico e as necessidades dos alunos. De nada adianta ter uma bela construção sem funcionalidade. Entretanto, alguns pontos comuns devem ser destacados

  • Iluminação, permitindo mais concentração das turmas
  • Ventilação, garantindo o conforto de alunos e professores
  • Corredores amplos, proporcionando a socialização
  • Cores, favorecendo brincadeiras e a imaginação
  • Espaços flexíveis, que possam ser usados de várias maneiras

Um bom projeto para ajudar a melhorar o ambiente da sua escola precisa ir muito além das salas padronizadas. A combinação de espaços reservados com áreas mais abertas deve ser considerada no projeto arquitetônico escolar, assim como a integração entre os ambientes internos e externos. Merecem investimento também as soluções   arquitetônicas que incentivam os alunos a se relacionarem com o mundo.

A Nese Consultoria tem a experiência  de mais de 30 anos em gestão de projetos na construção civil e na execução de obras de infraestrutura e predial. O setor de educação é uma das mais importantes áreas da nossa atuação.

Para uma avaliação diagnóstica da sua Instituição de Ensino, entre em contato conosco pelo flavio@nesearquitetura.com.br   ou pelo WhatsApp 11 97658-3924.

Siga-nos no Instagram @nese.consultoria para mais  sobre arquitetura diagnóstica e soluções.

Créditos da foto: banco imagen/pexels-norma-mortenson.

Sobre Flávio Nese

Temos a experiência de mais de 30 anos em gestão de projetos na construção civil e na execução de obras de infraestrutura e predial. Prestamos serviços que abrangem: arquitetura evolutiva, diagnóstico de patologias prediais, inspeção física, documentação, certificações, projetos legais de acessibilidade, segurança, ANVISA, AVCB, regularização de edificações e gestão de projetos. A longa trajetória de atuação em projetos de urbanização, instalações industriais e atendimento aos setores da educação, condominial, hospitalar e comercial, contribuíram como experiência e aprendizagem para que a Nese se tornasse uma especialista em arquitetura diagnóstica e preventiva. Com o foco no aperfeiçoamento contínuo e nas melhores práticas, utilizamos ferramentas de gestão de projeto na prestação dos serviços, pois acreditamos que a otimização dos resultados técnicos e financeiros vem de uma relação colaborativa e transparente com os clientes.