Postado por
ARTIGOS

BIM é um acrônimo para Building Information Modeling ou Building Information Management. É um processo altamente colaborativo que permite que arquitetos, engenheiros, promotores imobiliários, empreiteiros, fabricantes e outros profissionais da construção planejem, projetem e construam uma estrutura ou edifício dentro de um modelo 3D.

Também pode abranger a operação e o gerenciamento de edifícios usando dados aos quais os proprietários de edifícios ou estruturas têm acesso (daí o Building Information Management). Esses dados permitem que governos, municípios e gerentes de propriedade tomem decisões informadas com base nas informações derivadas do modelo, mesmo após a construção do edifício.

Blueprints,  CAD  e  BIM

No passado, plantas e desenhos eram usados ​​para expressar informações sobre um plano de construção específico. Essa abordagem 2D tornou muito difícil visualizar dimensões e requisitos. Em seguida veio o CAD (Computer Aided Design) , que ajudou os redatores a ver os benefícios dos planos em um ambiente digital. Mais tarde, o CAD virou 3D, o que trouxe visuais mais realistas para os projetos. Agora, BIM (Building Information Modeling) é o padrão, mas é muito mais do que apenas um modelo 3D.

Objetos BIM

Os objetos BIM, os componentes que compõem um modelo BIM, são inteligentes, possuem geometria e armazenam dados. Se algum elemento for alterado, o software BIM atualiza o modelo para refletir essa alteração. Isso permite que o modelo permaneça consistente e coordenado durante todo o processo para que engenheiros estruturais, arquitetos, engenheiros MEP, projetistas, gerentes de projeto e empreiteiros possam trabalhar em um ambiente mais colaborativo.

O poder do BIM

O BIM, como um todo, refere-se ao processo de todas as partes envolvidas na construção e gestão do ciclo de vida dos ativos construídos, trabalhando de forma colaborativa e compartilhando dados. No entanto, o verdadeiro poder do BIM mora no “eu” (informação). Todas as informações coletadas – desde a concepção até a conclusão – não são apenas armazenadas, são acionáveis.

Os dados podem ser usados ​​para melhorar a precisão, expressar a intenção do projeto do escritório para o campo, melhorar a transferência de conhecimento de parte interessada para parte interessada, reduzir pedidos de alteração e problemas de coordenação de campo e fornecer informações sobre edifícios existentes para projetos de renovação posteriores.

Sem dúvida, o futuro da construção será ainda mais colaborativo e digital. À medida que o BIM se torna cada vez mais sofisticado, 4D, 5D e até 6D BIM começarão a desempenhar um papel no processo. Além disso, em todo o mundo, há uma tentativa de reduzir o desperdício na construção. Muito disso é atribuído a ineficiências, conflitos e retrabalho na cadeia de suprimentos. Ao trabalhar de forma colaborativa em um ambiente BIM, tudo isso se torna muito menos provável, preparando o cenário para um amanhã melhor.

Fonte: What is BIM,  Building information modeling – constructible. Trimble